domingo, 15 de janeiro de 2012

A Noite dos Mortos Vivos (1968)

Como há dois dias foi sexta-feira 13, o filme escolhido para iniciarmos a discussão sobre filmes é A Noite dos Mortos Vivos, de George A. Romero.

(DVD da edição da NBO)


Filmado entre os meses de julho a dezembro de 1967, o filme é considerado até hoje como um clássico do gênero Terror. O filme que foi lançado ano de 1968 conta com a direção de George A. Romero, que também escreveu o roteiro junto de John A. Russo. Nesse filme somos apresentados as leis dos filmes de zumbi e que perdurariam até os dias modernos quando o Zack Snyder com um remake (Madrugada dos Mortos) redefiniu os filmes dos comedores de cérebros.

Filmado em preto e branco, o filme que custou cerca de $114 mil dólar e faturou ao redor do mundo por volta de $30 milhões de dólar. Hoje os direitos sobre o filme são de domínio público.

O filme que começa quando irmão e irmã estão indo visitar o túmulo de parente e um deles é atacado por um homem decrépito. Apos a fuga do cemitério, ela encontra um homem que a ajuda a buscar refugio em uma casa que aparenta estar abandonada. Acontece que com o tempo eles descobrem quem não estão sozinhos.  

No filme a explicação para que os mortos voltem à vida é que a radiação causou esse estranho fenômeno. Na época em que o filme foi lançado o mundo vivia na Guerra Fria e se imaginava que a qualquer momento poderia acontecer uma guerra nuclear, então a história de que a radiação pudesse transformar as pessoas em zumbi é tida como uma crítica a política Americana e Russa.

Esse foi lançado em DVD pela editora NBO em versão restaurada e digitalmente colorida e a versão original em preto e branco. Essa coloração é muito feia. Os atores ficam com um aspecto dourado e muito artificial. Pode até se dizer que em todos os filmes que foi colorizado a cor de pele não fica legal, porém aqui é parece ter sido mal feito, então sugiro que assistam a versão preto e branco.

O som Dolby 5.1 e DTS em inglês (há somente áudio em inglês) não é dos melhores, mas por ser um filme tão antigo e de baixo orçamento o som é aceitável. Há legendas em português, inglês, espanhol. A classificação etária é de 16 anos por conter cenas de violência, insinuação de nudez e assassinato.

Como sempre os extras são bobagens. Nesse tem uma galeria de imagens com atores famosos que parecem com alguns dos zumbis do filme. Biografia do diretor é em texto, além do trailer do filme em preto e branco.

Por ser um filme Cult do terror essa edição vale a pena ser adquirida, mas também posso afirmar que ela desaponta por não conter nenhum making of ou entrevista com o diretor. Pode ser encontrada por um preço razoável (R$ 9,90).

Espero que tenham gostado dessa pequena analise do filme.

Até o próximo.  

Um comentário:

  1. Boa resenha, Heitor. Não vi o dvd, acho uma pena que os extras sejam dispensáveis.

    http://cafecomtripas.blogspot.com/

    ResponderExcluir